HBST realiza a II Jornada da pastoral da Saúde

12 de setembro de 2018

A 2ª Jornada da Pastoral da Saúde, promovida pelo Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) teve início na última quinta-feira, dia 30 de agosto e se estendeu até o dia 31, na sexta-feira. O evento teve várias atividades como visitas domiciliares aos enfermos, missa da saúde na Igreja São Pedro, encontro com ministros da Eucaristia e palestras.

As visitas aos enfermos foram realizadas nos dias 30 e 31 de agosto na parte da manhã por integrantes da Pastoral da Saúde, religiosos e funcionários do HBST. Ao todo foram visitadas mais de 40 famílias, totalizando 150 pessoas entre as quais estão os pacientes internados no Hospital.

A Missa da Saúde, celebrada na Igreja Matriz São Pedro, na quinta-feira à tarde,  contou com a participação de mais de 300 pessoas e foi celebrada pelos Padres Hermes, Domingos e Mauro e Pe. Américo. Na missa foi o administrado o Sacramento da Unção dos Enfermos a todos os participantes inscritos.

Na sexta-feira, dia 31, à tarde no Auditório do Plano São Camilo, aconteceram as palestras que reuniu um público de mais de 100 participantes de diversas cidades da região. O tema escolhido para o encontro foi a Superação da Violência por meio da cultura da paz e o lema da Jornada “Vós sois todos irmãos” (Mt, 23,8).

O médico psiquiatra, Dr. Fábio Brum Vitória falou sobre “Cuidando de quem cuida: impactos na saúde mental daqueles que se dedicam à arte de cuidar”. O tema relata a importância do bem-estar físico, mental, social e espiritual das pessoas que se dedicam a cuidar das outras.

A segunda palestra, que também sensibilizou os participantes, foi apresentada pelo padre camiliano Américo Pinho de Cristo e abordou o tema “Jesus e os doentes”. O sacerdote fez uma abordagem histórica mostrando que no tempo de Jesus já haviam pessoas que se dedicavam aos mais necessitados e como esse tema é atual e muito necessário nos tempos de hoje.

Para a Diretor Administrativo, Evandro Klein “o evento superou às expectativas, pois tivemos uma grande participação de público em toda a programação. Além disso é importante lembrar que a Pastoral da Saúde presta um importante serviço à comunidade pois se dedica às pessoas mais fragilizadas, contribuindo para que a vida seja valorizada em todos os seus aspectos, conclui o Administrador.

Os alimentos arrecadados na Jornada serão repassados ao Grupo da Pastoral da Saúde e após serão doados às famílias mais necessitadas.

 

46-hbst-realiza-a-ii-jornada-da-pastoral-da-saude-1
46-hbst-realiza-a-ii-jornada-da-pastoral-da-saude-1
46-hbst-realiza-a-ii-jornada-da-pastoral-da-saude-1

Endereço
RUA JÚLIO DE CASTILHOS, 791. CENTRO
ENCANTADO/RS
TELEFONES: 51 3751 - 3111

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. O2.AG